O santo herege

Já disse que o meu sobrenome, Ketzer, em alemão, é herege. Coisa que fui descobrir só lá por 2010, mas, que fez todo sentido para mim, de acordo com o meu estilo contestador de sempre. Que veio lá do berço.

Descobri quando coloquei o meu sobrenome no Google, pra achar o brasão da família e vi que era xingamento...

Descobri quando coloquei o meu sobrenome no Google, pra achar o brasão da família e vi que era xingamento…

Contesto desde quando minha mãe costumava no método corretivo da palmada/chinelada, dar um tapa por sílaba para explicar o porquê eu estaria apanhando (ou sendo educado, de acordo com a metodologia da época). Um certo dia perguntei se ela poderia simplesmente me bater uma ou duas vezes, pois a explicação sempre era mais dolorida do que o simples tapa. Resumindo: preferi aderir o “eu sei porque tô apanhando”, então, seja breve.

image

Pois, as contestações se estenderam ao longo da vida. Desde as aulas de catequese, onde percebi que o dogma cristão não me era suficiente, até passando por centros espíritas, espiritualistas, esotéricos, políticos, educacionais e mais uma porrada de coisas.

Dá pra resumir que eu sou um baita chato, afinal, era bem mais simples eu fazer como fiz com a minha mãe e, evidentemente, apanhar pouco, pois contestar sempre me fez apanhar mais do que a conta.

Apanhar no sentido de, é claro, estar sempre à margem do sistema. À margem, e não marginal a ele…

Não entendia porque ler autores chatos, prolixos e com dramalhões infindáveis iria me transformar em uma pessoa mais inteligente. Só percebi que ler me deixava mais inteligente depois que passei a escolher meus próprios livros. Também não entendia o porquê rezar 85 ave-maria me deixaria mais desculpado com Deus do que simplesmente não fazer mais a tal merda que eu havia feito. Aprendi depois que vivenciei na pele a vergonha ou o arrependimento de fazer coisas que não deveria, mas, que certamente me ensinaram, através desse processo de vergonha e arrependimento o porquê eu não mais deveria fazer aquela merda… e não por temer o cansaço de ficar horas de joelho repetindo orações até quase dormir…

frase-eu-nasci-uma-herege-desconfio-de-gente-que-sabe-tanto-sobre-o-que-deus-quer-que-elas-facam-aos-susan-b-anthony-135396

Também não entendia se me conectar a um mestre ascenso através da chama azul, violeta, branca, amarela ou petit-pois em tons degradês de magenta com fúcsia iria me deixar mais evoluído do que outros…

Aí, passei um bom tempo simplesmente negando a eficácia dessas coisas, pois não ver sentido nisso…

Até, obviamente, entender que elas todas fazem parte de um processo… tal qual uma criança tem que aprender a encaixar peças redondas e quadradas em seu brinquedo, para começar o seu próprio entendimento de mundo, eu certamente deveria passar por uma série de testes para compreender o que me servia e o que eu achava baboseira.

Depois, mais tarde ainda, entendi que tudo se tratava da minha aceitação e refutação de coisas. Pois entendi que o melhor conhecimento é aquele que é vivenciado e entendido, e não o que é dogmatizado e enfiado goela abaixo para que eu simplesmente aceite porque “dói menos”, como nas chineladas da minha mãe.

Aforismo de Blaise Pascal - Ninguém é tão sábio...

À medida que entendi que o erro é base empírica para futuros acertos, simplesmente entendi que não há problema algum em errar. E, automaticamente me perdoei pelos erros cometidos até então. Claro que alguns ainda arranham para descer na garganta, mas, mesmo assim, já entendi os devidos porquês deles terem sido cometidos.

Tá, ok. Então porque raios esse título de “O santo herege”?

Porque outro dia, durante um reencontro com amigos, um irmão-amigo de longa data, me questionou sobre o fato de estar buscando a evolução e ter estouros de raiva, indignação e de xingamentos diversos no meu dia-a-dia.

Refleti por um bom tempo, mas respondi, mesmo sem saber se ele lembraria no outro dia, pois eu estava tomando água e ele já tinha tomado váááárias cervejas. Mas, mesmo assim, respondi.

Disse que acredito que buscar evolução é uma coisa, buscar a santificação, é outra.

O estereótipo do “evoluído” varia muito de cultura para cultura. E, pode incluir na gama desde Brâmanis seminus e desapegados da matéria, com barbas longas e corpos mal cuidados, para mostrar o desapego da matéria, até militantes de causas quaisquer, com papo bicho-grilo (sim, sou velho nas gírias), maconheiros e que acham que arte é enfiar o dedo no toba alheio em sinal de desapego do seu… ah, deixa pra lá, vocês entenderam…

frase-todos-somos-hereges-todos-somos-ortodoxos-nao-e-a-fe-que-um-movimento-oferece-que-conta-conta-umberto-eco-117773

Também, para outros, o evoluído é aquele que atura tudo e ainda oferece a outra face. O que, no mundo de hoje, seria um problemão, pois o pessoal seguiria batendo sem problemas… então, basicamente o figura do “santo” que aguenta o castigo sem pestanejar e sem se rebelar, não é a minha imagem de ser evoluído. Embora não deixe de ser, em um nível que eu sequer compreendo ainda, mas, talvez em outro grau evolutivo maior do que o atual, eu consiga.

Assim, o fato de eu estar tentando evoluir para algo melhor do que eu fui em ponto anterior, não diz que eu deva, necessariamente, adotar uma postura de semi-santo, falando calmo e mansamente e aturando qualquer tipo de bobagem ou idiotice alheia.

frase-o-louco-que-reconhece-sua-loucura-possui-algo-de-prudente-porem-o-louco-que-se-presume-sabio-buda-138248

Ao MEU VER, acho que faz parte do MEU processo evolutivo, não me contaminar mais com a burrice alheia. Ela, evidentemente, faz parte do processo, mas, como já relatei, quando EU julgar que aquilo é uma enorme bobagem, por quaisquer que sejam os motivos (desde eu ter já passado por aquilo e aprendido que era merda, até eu simplesmente ter estudado mais e estar mais aprofundando no conceito).

A irritação é, também, parte do processo. Pois não consegui ainda atingir o nível de ver selvagerias do tipo cortar cabeças de pessoas que rezam para uma divindade diferente, até mesmo uma pessoa dizer que alguém é menos merecedor de algo porque tem características físicas ou sociais diferentes de outros que tiveram mais ou menos sorte na vida.

frase-herege-nao-e-aquele-que-arde-na-fogueira-e-sim-aquele-que-a-acende-william-shakespeare-115807

Enfim, me irrito por não ver mais nexo algum no sistema vigente. Um sistema onde a burrice glamourizada e somada em maior número pode sobrepor a lógica, a razão e o óbvio.

Me irrito e seguirei me irritando sempre que ver um desmando, uma injustiça, um débil mental ou mau caráter arrebanhando incautos bem intencionados à causas torpes e vis.

Fico puto da cara Fico indignado sempre que alguém tira proveito da boa vontade alheia. Alguém que se apropria da sede de saber de outro, para incutir-lhe uma programação mental que o escravize, que o deixe à mercê de uma causa e não de si mesmo. No momento em que deva-se abrir mão de si mesmo para o que quer que seja, é porque a causa não se justifica.

o-que-penso-sobre-o-pseudo-sabio-sobretudo-sobre-o-cetico-aquele-que-estuda-demais-e-acredita-evan-do-carmo-frase-1872-11728

Entendi, ao final, que evolução, é aquilo que te faz ser melhor, que te faz prosperar e gerar prosperidade. Do contrário, é apenas um teatro de fingimentos para que outros acreditem que você evoluiu, e não que de fato você está evoluído.

Ao termos que adotar estereótipos e arquétipos para convencer aos demais que estamos evoluídos, é porque a coisa não funcionou como devia. E, para variar, na minha #RanzinziceNívelMaster (como adotei a hashtag no Facebook), digo que, para mim, evolução é justamente cagar e andar para não se importar com esse tipo de coisa… é simplesmente ser o que se deve ser, e não como acham que deveríamos ser.

Enfim… Pensemos…

"Buscamos uma vida honrada"; "Livre de todo falso orgulho"

“Buscamos uma vida honrada”;
“Livre de todo falso orgulho”

2 pensamentos sobre “O santo herege

Deixe um comentário

