Ponto de vista…

Em tempos atuais, onde estamos praticamente divididos, em castas antagônicas geralmente, o “ponto de vista” quase sempre é invocado durante um debate, para salientar que a pessoa, ou expõe sua visão, ou, encarcera-se nela.

Na semântica, quando ela vem no início ou meio da frase, é porque a pessoa ainda está interessada em debater. Por exemplo: “no meu ponto de vista, isso é…”; já, se vier ao final da frase, ela está praticamente encerrando o assunto e te dizendo que fica com o que ela pensa… “bom, mas este é o meu ponto de vista…”.

Sendo assim, para variar, me peguei refletindo sobre a frase e seus significados intrínsecos…  a pessoa está tendo algum benefício ou não, ao ficar com o seu ponto de vista?

images (22)

Depende… eu diria… (sempre o bom e velho caminho do meio)

Se a capacidade de visão da mesma for ampla, sim… se, for limitada, deturpada ou nenhuma… bem… aí não é bom negócio…

Como assim? – dirão.

Simples. No ponto de vista de um daltônico, o vermelho é verde… e, não por acaso, uso o vermelho e o verde… pois tem cunho político esse post, inclusive.

No ponto de vista de alguém que vê “humanismo” em ações governamentais cretinas, aquilo é coisa boa… já, para outros, a cretinice ao final, não justifica tal “humanismo”, pois trata-se de mero populismo.

frase-se-ha-algum-segredo-do-sucesso-consiste-na-habilidade-de-aprender-o-ponto-de-vista-do-outro-e-ver-henry-ford-126421

Sempre ouvimos que há de se respeitar as opiniões alheias… mas, isso são tempos áureos lá da minha criação dos anos 80… já que nasci em 75 e, começo a me lembrar de algo da minha educação de 1980 para cima…

Hoje temos o “politicamente correto”, que molda visões… ou seja, a nossa visão também pode ser induzida. Para alguém que nunca viu um canguru na vida (e não tem acesso algum a informação, é claro), se um gaiato resolver dizer que aquilo é um cão saltador, pode virar verdade para o coitado burro desavisado.

Ora, se todos temos um ponto de vista, e, ele nos é soberano, partimos do princípio, então, que nós somos os detentores do conhecimento. Mas, não é bem assim…

Nosso conhecimento é limitado, mas, sempre em expansão (para aqueles que assim permitem). Da mesma forma em que podemos passá-lo adiante, também podemos receber de outros sem que tenhamos prejuízo… certo?

Não… se o que recebemos está poluído ou é mal posto, nosso entendimento pode ser moldado à mercê daquele que nos chega com a “novidade” do conhecer… e, como tenho aprendido ultimamente, muito pior do que não saber nada, é saber coisas erradas ou nocivas.

Bem, mesmo um mau exemplo é algo a se considerar e nos ajuda… desde que, saibamos discernir o que é um bom de um mau exemplo… você acha que sabe?

Eu tenho o meu ponto de vista… e é com ele que eu me baseio em tudo o que faço… mas, certamente, ele está em constante mudança… dia a dia… fato a fato… a cada leitura, a cada visão de algo, a cada análise feita sobre uma situação… e, NO MEU PONTO DE VISTA, esse é o ideal… (complicado, não?!)

tudo depende do ponto de vista

Que cada um tenha a segurança de apoiar-se em sua visão das coisas… pois é sobre ela que o mundo se desenvolverá a seus olhos… literalmente. Então, tenha certeza de que o vermelho não é verde, ou, se for, que você tenha a consciência de que o seu daltonismo, apesar de algo chato, não vai te impedir de ver as coisas… apenas de um modo diferente.

Não há problema na diferença. Não para mim. O problema está mesmo quando alguém tenta me convencer disso… eu não quero ser convencido de nada… eu prefiro amadurecer o entendimento, levando o tempo que for, para que eu conclua isso… e não pegue o atalho de alguém que me enfia aquilo como verdade única e imutável. Pode até ser que eu conclua isso… mas, que seja minha conclusão.

Ponto de vista2

Tomemos cuidado com os proselitistas… eles estão aí, o tempo todo, tentando moldar a sua visão para que seja parecida com a que eles querem que seja. Com discursos rebuscados, tecnicamente embasados e, sobretudo, com algum interesse revestido. Até aí, nada de mais… afinal, todos temos algum interesse revestido em nossos discursos… eu mesmo tenho um ao escrever esse blog e esses textos todos. Só que, o meu interesse é levar dúvida às mentes de todos. É instigar que pensemos mais. Que investiguemos. Que nos libertemos das amarras mentais. Enfim, não estou aqui profissionalmente e, tampouco, pedindo algum tipo de compensação de alguém para tal (mas, caso alguém queira depositar na minha conta, mando o número por email). Meu intuito é fazer com que cada vez menos tenhamos que depender de “salvadores da pátria” ou “biduzões” de plantão. Salvem-se a si mesmos, com suas próprias forças…

acid_picdump_88_60

 

Vejo que alguns pensadores dizem que o ideal é tentarmos entender o ponto de visa alheio… bem, eu diria que mais do que isso, o ideal seria termos a capacidade de empatia com o outro… saber como ele se sente acerca de algo… que é bem diferente de apenas tentar entender como ele vê algo…

Quando eu era criança, eu imaginava coisas do tipo: – será que isso que eu chamo de bola, para outra pessoa, pode ser um quadrado? E, em alguma realidade paralela, todos os quadrados sejam redondos? – (sim, eu já era doido desde pequeno)

Pois a física quântica está aí lutando para provar que o que gera a matéria e cria formas, é a nossa observação… então, de certa forma, pode ser que eu não seja lá tão doido assim… e, apenas mais um aquariano tentando ver à frente de seu tempo…

Também sei que a visão cansa com o passar dos anos e, olhos cansados acabam precisando de óculos… mas, a visão a que me refiro, a mental, essa quando mais velha, mais ampla fica… pensemos nisso… ou, simplesmente, pensemos…

frase-enxergar-o-mundo-como-se-fosse-um-sonho-e-um-bom-ponto-de-vista-quando-tem-um-pesadelo-voce-yamamoto-tsunetomo-136729frase-somente-quem-tem-a-vocacao-da-politica-tera-certeza-de-nao-desmoronar-quando-o-mundo-do-seu-max-weber-131182frase-e-por-favor-nao-confunda-o-meu-ponto-de-vista-com-cinismo-os-cinicos-de-verdade-sao-aqueles-george-carlin-102010frase-suas-atitudes-sao-responsaveis-pelo-seu-destino-de-acordo-com-o-ponto-de-vista-que-voce-luiz-gasparetto-106087frase-tres-quartos-das-miserias-e-mal-entendidos-do-mundo-desaparecerao-se-nos-colocarmos-no-lugar-de-mahatma-gandhi-130347frase-o-mais-perigoso-ponto-de-vista-o-que-eu-faco-neste-momento-e-tao-importante-para-tudo-o-que-friedrich-nietzsche-151679

Deixe um comentário

