Renegados e regenerados…

Outro dia, lendo um livro, me deparei com o termo “renegado”… me veio imediatamente à mente alguns filmes de faroeste, ou de pessoas que passaram a ser perseguidos em nome de alguma lei ou sistema… só que, a diferença básica é que o livro suscitava o termo como algo benéfico.

Bem, aí apertei a palavra na tela touchscreen do meu kobo (sim, eu fiquei chique) e o termo se referia a alguém que, basicamente, mudou de ideia…

Calma, rapá...

Calma, rapá…

Bem, vim para o computador, achando que o meu novo gadget pudesse estar desatualizado (já que comprei de segunda mão de um sobrinho) e, no Michaelis, o amansa instalado, me pareceu:

re.ne.ga.do
Adjetivo.
1.Que renegou [v. renegar (1)]; apóstata.
Substantivo masculino.
2.Indivíduo renegado.

Ok, vamos ao renegar…

re.ne.gar
Verbo transitivo direto.
1.V. abjurar (1).
2.Desmentir, negar.
3.Manifestar reprovação, horror, ódio, etc. em relação a.
4.Prescindir de; rejeitar.
Verbo transitivo indireto.
5.Não fazer caso; prescindir.

Beleza, quem nega, reprova, tem horror, odeia, rejeita e prescinde… mas fiquei na dúvida do que seria um apóstata…

a.pós.ta.ta
Substantivo de dois gêneros.
Quem apostatou.

Tá de sacanagem, né dicionário?!

a.pos.ta.tar
Verbo intransitivo.
Cometer apostasia.  

Peralá, aí já é pegadinha… por isso o pessoal odeia pesquisar…

a.pos.ta.si.a
Substantivo feminino.
Abandono de crença, partido ou opinião.

FINALMENTE!! Pois então, realmente tem tudo a ver com a coisa… abandonar a crença, partido ou opinião… acho que está bom para mim agora…

frase-sou-um-pagao-convertido-vivendo-em-meio-a-puritanos-apostatas-c-s-lewis-121441

Vejam que os renegados e apóstatas são pessoas que, basicamente, mudaram de opinião… então, me pergunto o porquê do termo sempre ter me parecido pesado e ruim?

Talvez seja pelo inconsciente coletivo que cria a imagem de alguém que renuncia sua crença ou que apenas resolve pensar diferente, como sendo alguém indigno…

Pois então, acho que, mais do que nunca me identifiquei com o termo… bem, talvez por razões extras que essencialmente me acompanham, como o sobrenome Ketzer, que, traduzido do alemão, significa “herege”, ou, nada mais do que um apóstata do senso atual de religiosidade. Ou, simplesmente, um contrassenso.

Não que eu tenha algo contra a religiosidade e, tampouco faça o gênero contrário. Ateísta ou satanista, ou seja lá qual for a bobagem que identifique-se como contrário.

Fica a dica...

Fica a dica…

Só que, a pergunta básica que sempre me acompanhou, desde pequeno, mesmo antes de eu conhecer a tradução do meu sobrenome, quando me identificava como um “questionador nato”, ou, aquele que sentia prazer em contestar as regras vigentes, era: “o que é que faz sentido ao final disso tudo que não faz sentido algum?”.

Complicado, não?! Pois é…

Eu contestava, contesto e contestarei enquanto não achar sentido nas coisas vigentes. Talvez para, além de irritar os demais, tentar entender o que os fazem ver sentido nisso tudo…

Só que, por mais que eu tenha me tornado um cara comunicativo, atento e sem preguiça de ler e pesquisar, ainda sigo com problemas de ver o sentido das coisas. E, pelo que tenho notado, muitos dos que me estão próximos (fisicamente ou por conversas online que seja) também não andam vendo sentido algum…

frase-eu-nasci-uma-herege-desconfio-de-gente-que-sabe-tanto-sobre-o-que-deus-quer-que-elas-facam-aos-susan-b-anthony-135396

O ponto é que eu cheguei em uma fase de desconstrução na vida. Estou demolindo o que não me interessa, o que me prejudica, o que me irrita… e, nessa fase, invariavelmente (para mim), reneguei conceitos, me afastei de antigas crenças e, principalmente, revi minha vida.

Tornei-me então um renegado de mim mesmo. Um apóstata das crenças que tive até então. Percebi que muito do que cresci ouvindo e julgando ser certo, real e coerente, não passava de um monte de bobagens. Notei que fórmulas prontas poderiam até servir para algumas pessoas, mas, não mais para mim. Eu não queria e não quero mais fórmulas prontas, quero apenas produzir as minhas.

frase-o-que-se-poe-em-questao-e-disputa-igualmente-se-poe-em-duvida-e-quem-duvida-da-sua-fe-padre-antonio-vieira-156982

Isso para mim é evolução, mas há quem não pense assim…

Me afastei de conceitos pueris, passei a ponderar ainda mais os “conselhos”, “sugestões” e induções de pensamento que chegavam a mim e, fundamentalmente criei um “setor de qualidade” para fazer a triagem do que entrava em minha mente para reter na prateleira do que me serve, transferir para a pilha de merda entulho ou então, simplesmente descartar.

Também notei que o descarte do que não presta não é simples, pois deve-se guardar um registro lá em algum canto para saber quando essa mesma bosta porcaria vai tentar nova entrada com roupagem diferente…

Então, voltando à linha de renegados, apóstatas e hereges, posso dizer que nunca me senti melhor em assumir tal identidade. Me sinto mais leve em ter me desfeito de toneladas de lixo, e, agora refaço meus estoques com o que EU JULGO SER BOM PARA MIM.

frase-herege-nao-e-aquele-que-arde-na-fogueira-e-sim-aquele-que-a-acende-william-shakespeare-115807

É claro que sempre haverá pessoas que julgam saber o que é melhor para os outros… só que, todas se baseiam em seus próprios conceitos e crenças para professá-las. Eu, primeiramente, antes de tentar professar o que quer que seja (até porque agora me inicio na carreira de professor), busco estabelecer meus próprios conceitos. Sempre mantendo, é claro, a orientação, ou a bússola do caminho que busco: o bem para mim e para os que me cercam. A partir daí, facilitam um monte a busca que se torna, a partir desse ponto, quase que binária. Ela consiste em meu setor de triagem perguntar: é bom pra mim? Não? Então TÁ FORA!

frase-todos-somos-hereges-todos-somos-ortodoxos-nao-e-a-fe-que-um-movimento-oferece-que-conta-conta-umberto-eco-117773

Recomendo a todos que reneguem-se. Rejeitem-se em seus velhos conceitos. Destruam-se em suas velhas formas de ver o mundo. Descarreguem-se do fardo que lhe passaram a vida toda como se fosse uma “reserva técnica” de experiências de vida, mas que, na verdade, eram uma série de conceitos pré fabricados e que até podem ter servido à alguém em algum tempo, mas que agora é apenas um fardo a ser descartado.

Reneguem-se e regenerem-se!

Porque o negócio é "A Gregar"...

Porque o negócio é “A Gregar”…

2 pensamentos sobre “Renegados e regenerados…

Deixe um comentário

