Esperança cansa…

O ditado popular diz que “quem espera sempre alcança”… mas, já vi por aí que o pessoal alterou para “quem espera sempre cansa”…

Creio eu que a espera por algo melhor, ou, a esperança, é o que nos traz as boas energias de que algo bom virá e blablablablablablabla… será mesmo?

Vamos aos trabalhos… e, é claro, começando pelo nosso amigo, o amansa-burro:

es.pe.ran.ça
s. f. 1. Ato de esperar. 2. Expectativa na aquisição de um bem que se deseja. 3. A segunda das três virtudes teologais. 4. Entom. Inseto tetigonióide, de cor verde.

frase-a-esperanca-e-uma-droga-alucinogena-rubem-alves-114643

Ok, ato de esperar…

es.pe.ra
s. f. 1. Ato de esperar. 2. Esperança. 3. Demora, dilatação. 4. Adiamento. 5. Lugar onde se espera alguém ou a caça. 6. Cilada, emboscada. 7. Espigão ou pequena peça para limitar ou impedir o movimento de outra. 8. Peça da bainha de faca ou de facão, destinada a firmá-la sob o cinto.

frase-tento-me-concentrar-numa-daquelas-sensacoes-antigas-como-alegria-ou-fe-ou-esperanca-mas-so-caio-fernando-abreu-95077

Demora, adiamento, cilada, emboscada…

Acho que me fiz entender, não?!

Renato Russo dizia que quem acredita sempre alcança… e é claro que o sol vai voltar amanhã. Acreditar e esperança não são a mesma coisa. Apesar de que, na parte teológica, tenham lá alguma conexão, mas, mais pela resignação, que embasa a tese da evolução pelo sofrimento:

re.sig.nar
v. 1. Tr. dir. Demitir-se voluntariamente de; renunciar a. 2. Tr. dir. Desistir de um benefício ou cargo em favor de outrem. 3. Pron. Ter resignação; conformar-se; estar animoso no sofrimento.

Conformar… esperar… esperança…

Já falei sobre isso em outro post, mas, vale voltar a pincelar sobre, pois trata-se de um termo que pode nos remeter à algo, mas que, na verdade, nos impele a praticar coisas diferentes.

frase-e-horrivel-assistir-a-agonia-de-uma-esperanca-simone-de-beauvoir-115993

Ok, dirão que eu estou de implicância com terminologias. E estou mesmo, afinal vivemos em um mundo onde termos são censurados e usados para segregar (ainda mais) pessoas.

A esperança que pregam, da forma como vejo, é apenas o ato de esperar. Pintam-na como algo positivo, que traz boas emanações e, sobretudo, vincula-se à fé.

Sabemos também, que a fé é um dos modos em que se controlam atitudes…

Pois é, chegamos ao ponto central da questão: Esperança e fé…

frase-e-proprio-da-fe-esperar-contra-a-esperanca-ernest-renan-100150


s. f. 1. Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou de veracidade de alguma asserção. 2. Crença nas doutrinas da religião cristã. 4. A primeira das três virtudes teologais. 5. Fidelidade a compromissos e promessas; confiança. 6. Confirmação, prova.

…fidelidade à compromissos e promessas… confiança.

Por um exercício de lógica linear, ou silogismo, podemos chegar ao ponto onde ter fé é ter a capacidade de esperar, mas, no próprio conceito de fé, pelo amansa, também podemos ver que nela reside uma CONFIRMAÇÃO, uma PROVA.

É óbvio que utilizo essas palavras-chave de cada termo para ver que são controversos em si mesmos, e, portanto, devemos ter cuidado com suas aplicações.

frase-a-essencia-do-otimismo-e-que-nao-leva-em-conta-o-presente-sendo-uma-fonte-da-inspiracao-da-dietrich-bonhoeffer-158840

Temos sistemas de crenças, e não necessariamente religiosas, que nos remetem à termos esperança, a termos fé, e, ainda assim, nos exigem que façamos por nós mesmos…

Como?

Por exemplo, temos um programa social, o Criança Esperança, que, por um lado nos diz para “fazermos nossa parte” em trazer esperança à uma criança, mas, desviam-nos o foco de que muitos já fazem, ALÉM da sua parte, a parte que caberia ao governo fazer.

E, mais controverso ainda, é saber que esse mesmo governo nos pede confiança e esperança num futuro melhor, enquanto nos levam à depositar nossos votos cegamente em urnas eletrônicas, sabidamente, fraudáveis.

...ter um amigooooo, na vida é tão bom teeeer amigooooos... a gente precisa de amigos do peito, amigos de féééé, amigos irmãos, iguais a eu e você, AAAAAAMIGOOOOOOOS...

…ter um amigooooo, na vida é tão bom teeeer amigooooos… a gente precisa de amigos do peito, amigos de féééé, amigos irmãos, iguais a eu e você, AAAAAAMIGOOOOOOOS…

A esperança, amigos, não é sinônimo – DE FORMA ALGUMA – de abestalhamento social. Em certos momentos não dá para ter esperança, ou seja, não dá para esperar. Não dá para confiar, e, muito menos ter fé em sistemas caducos e falidos.

Ah, mas a fé remove montanhas… não, ela não remove montanhas… a AÇÃO do tempo as remove… terremotos, erupções vulcânicas… retroescavadeiras, dinamites…

Vejam bem que não estou aqui pregando a descrença geral. E, muito menos que se deixe de lado o exercício de pensamento positivista. Eu apenas prego que deixemos de ser bobos-alegres quando o momento exige mais AÇÃO e menos ESPERA…

...vem vamos embora, que esperar não é saber...

…vem vamos embora, que esperar não é saber…

Quem acredita sempre alcança… quem desloca tem preferência… e quem não dá assistência, perde a concorrência…

Esperar, meus amigos, é nada mais, nada menos do que postergar simplesmente… a menos que você esteja utilizando este tempo para traçar estratégias de ação…

Esperança??? É claro, desde que você saiba bem pelo que quer esperar…

frase-a-esperanca-tem-duas-filhas-lindas-a-indignacao-e-a-coragem-a-indignacao-nos-ensina-a-nao-santo-agostinho-120637

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s