O devido valor de cada um…

Todo mundo espera ter o devido valor reconhecido um dia, certo?

Nem tanto…

Afinal, o valor de cada um, tal qual o de cada coisa, é calculado de formas bem sucintas e diferentes…

cuma

 

Eu sei, é complicado… então, vamos pelo básico: comecemos pelo bom e velho “amansa”…

va.lor (ô)

Substantivo masculino.
1.V. valentia (1).
2.Qualidade que faz estimável alguém ou algo; valia.
3.Importância de determinada coisa; preço, valia.
4.Legitimidade, validade.
5.Significado rigoroso de um termo.

Certamente, valor pode significar várias coisas… e, pode-se atribuí-lo à várias ações diferentes… ações sim, no nosso caso…

Quando queremos que alguém nos dê o devido valor, é, certamente, porque fizemos algo e esperamos ser recompensados de alguma forma com isso… e, no caso, pode variar desde honrarias, elogios, presentes… enfim…

Mas, ainda não era aí que eu queria chegar…

Mussum

 

Pois é, Kid Mumu, não era aí ainda…

O ponto onde eu queria chegar especificamente, é onde a tal pessoa realizar algo, esperando adiante receber o devido valor, é, nada mais, nada menos, que o bom e velho comércio…

Então, a ação por si só já fica sujeita a análise mais aprofundada, afinal, em todo e qualquer negócio, o correto é que ambas as partes saiam ganhando, não é mesmo?

Bem, dirão que o capitalismo selvagem nos impõe um tipo de negociação onde para alguém ganhar, outro tem que perder… é o que dizem… e, durante a faculdade de administração eu aprendi que “não existe almoço grátis”, alguém, em algum ponto, vai pagar a conta. Direta ou indiretamente…

Eu ainda sou partidário do estilo de negociação “ganha-ganha”. Os dois lados saem vencedores. Mas, é claro, nem sempre é possível, e, geralmente, porque a ganância de um dos lados se sobrepõe à do outro, fazendo com que não se aceite menos do que geralmente eu aceitaria em outra situação.

Tá ficando mais complicado ainda, eu sei…

Mas, o foco disso é abordar o ponto onde, o valor pode ser algo bem relativo…

Explico com um exemplo que já usei anteriormente:

Quanto você pagaria por um copo d’água agora? Sim, agorinha mesmo enquanto lê esse post… provavelmente sem sede, em algum lugar confortável e com acesso a água facilmente?

Pouco ou nada, provavelmente. E, ainda há quem diga que copo d’água não se nega a ninguém (embora a tal Waleska Popozuda agregue mais um item à frase).

Agora, quanto você pagaria pelo mesmo copo d’água no deserto? E, se você estivesse à beira da morte, arrastando-se por horas em areias escaldantes?

Tudo o que possui, provavelmente…

Dessa mesma forma, podemos notar que o valor que percebemos pode ser muito diferente do que outros percebem…

Para alguém, uma rosa singela é algo grandioso, para outros, um gasto inútil com um vegetal morto…

Sendo assim, talvez ocorra que o tal valor que você se atribui, da mesma forma, seja diferente do que outros o façam…

E aí você quer equiparação, certo?

Errado…

Afinal, isso não é um simples negócio… pois, no exemplo em que eu abordo, é o exemplo onde estão envolvidos sentimentos… e aí, a “negociação” é muitíssimo mais delicada…

O marketing sempre nos diz que o valor de algo é medido pelo benefício que ele nos traz, diferentemente do preço dele, que é medido pelo que “se ganha” menos o que “se perde” ao querer aquilo.

Bem, acho que já conseguiram entender onde eu queria chegar… eu espero…

Pois é exatamente no ponto onde o nosso valor não pode ser medido igualitariamente entre as partes envolvidas. Afinal, para mim, eu tenho valor inestimável… tanto que daria todos meus bens por um copo d’água para não morrer de sede no deserto… já, para outros, talvez eu morrer no deserto não valha a casa, carro e outros itens deles…

O certo é que, só nós sabemos o nosso devido valor. E, esperar que ouros consigam isso é complicado, afinal, só alguém que se deu conta do seu próprio valor, talvez, consiga valorizar outra pessoa…

Éissaí, ô da poltrona!

Éissaí, ô da poltrona!

Um pensamento sobre “O devido valor de cada um…

  1. Pingback: Preço e valor | segura o rojão

Deixe um comentário

