Suas escolhas te trouxeram até aqui…

Um comercial do Prisma, da Chevrolet, já falava disso em uma propaganda antiga:

É uma bela propaganda, com os personagens marcantes da vida do rapaz, e que o levam até o carro…

Mas, lá no fundo, essa teoria é 100% verdadeira. As nossas escolhas é que nos trouxeram para o lugar onde estamos hoje. Não só o lugar, eu diria, mas ao estado em que nos encontramos hoje. E isso pode ser bom, ou não…

O sucesso é composto de vários itens. E, ao meu ver, um dos principais itens que o compõem são os erros que cometemos. Thomas Edison, que fracassou 2000 vezes até conseguir inventar a lâmpada. E quando perguntado respondeu: – eu não errei 2000 vezes só descobri 2000 mil maneiras de não se fazer uma lâmpada (com a brincadeira do homem que é pego pela mulher na cama com outra, responde: -não estou te traindo, amor, apenas verificando que não existe mulher melhor que tu…).

Pois então, nossas escolhas, erradas ou não, nos trouxeram para o ponto em que nos encontramos hoje. E, se você está depressivo, é melhor nem continuar lendo… ou, se continuar, tente focar nas coisas boas que te aconteceram. Notemos que não fazer nada também é uma ação. A omissão é um ato, ao meu ver, e, portanto, uma escolha. Não importa se você fez ou não aquela coisa, foi escolha sua da mesma forma. Vítimas das circunstâncias? Bem, elas até existem, mas, com o passar do tempo, cada um, adquirindo consciência, conhecimento e aprendendo a medir suas forças, pode escolher caminhos diferentes na vida. Nasceu no crime? Mas optou por ser trabalhador honesto… morreu por não querer se vender ao crime? Bem, foi uma escolha… heróica, eu diria… mas, ainda assim, escolha…

Retirando situações criminosas, onde nossas escolhas ficam diminuídas a “ser passivo” ou “reagir e tomar tiro”, onde ainda existem outras opções, como ser passivo e tomar tiro ou reagir e sobreviver matando o ladrão, ainda elas, exigem que nos posicionemos.

Onde quero chegar com isso tudo?

Que devemos simplesmente nos posicionar todo santo dia. E, muitas vezes, com medo de errar, nos omitimos de escolhas ou as delegamos a outros. E isso não deixa de ser uma escolha em si, o que, logicamente, me leva a concluir que: se é para fazer cagada, que seja de minha decisão. Errar é uma maneira de aprender como não fazer aquela coisa. Minimizemos os erros, mas, não deixemos de executar as ações que julgamos necessárias para o momento. E, tal qual é prudente e educado que todos falemos “por favor” e “obrigado”, eu incluiria que, reconhecendo nossos erros, peçamos “desculpas”, buscando, é claro, a compreensão do que a situação representa ao outro, e bola para frente.

Erremos, meus amigos… erremos e aprendamos a ser melhores dia a dia. Afinal, nossas escolhas nos levarão a algum lugar, e, espero eu que aprendendo a ser melhor, me leve a um bom lugar. Não gostaria de passar a vida olhando para trás e me arrependendo. Creio que ninguém gostaria…

Fazer o próprio caminho é a melhor maneira de chegar onde se deseja…

Um pensamento sobre “Suas escolhas te trouxeram até aqui…

  1. Pingback: Escolhas… | segura o rojão

Deixe um comentário

