Merece o devido respeito…

Quem aqui já não ouviu antes algo do tipo “…merece o meu respeito…” atirado em um contexto qualquer?

Pois bem, para iniciar, vamos nos perguntar se respeito é algo que se ganha, se merece ou se adquire?

Teeempooooooo

.

.

.

.

.

Não sei qual a resposta que você pensou, mas, para mim, é NENHUMA DAS ACIMA. Respeito é algo que independe de ações. Ele não é uma recompensa e, muito menos algo louvável quando vindo de alguém. A pessoa dar-se ao respeito, ou fazer algo que mereça respeito, em si, já é um erro de conceito (ao meu ver, é claro).

Tal qual eu julgo a honestidade uma obrigação do ser humano e não uma virtude, sigo na mesma linha de raciocínio para o respeito.

Todos aqui já devem ter ouvido a frase: “A minha educação depende da sua”. Bem, para mim, esta frase é uma confissão de que a pessoa não tem NENHUMA EDUCAÇÃO. Se tivesse, ela independeria da educação (ou a falta de) do outro. Se a educação é variável, então ela não é algo sólido em nós, e, portanto, não a temos de fato. No máximo nos esforçamos para tentar tê-la.

Voltando ao caso do respeito, linkando com a premissa anterior, da educação, posso dizer então que respeito é algo que devemos ter por TODOS, independentemente de como agem, do que pensam ou seja lá o que for.

Se você respeita alguém apenas porque ele se encaixa em seus padrões pré-estabelecidos para que mereça seu respeito, sinto muito informar: está na hora de rever seus conceitos, pois você não é alguém respeitoso, é apenas alguém que “recompensa” alguém que age de forma que você aprova.

res-pei-tar

v.t. Ter respeito, deferência por alguém; ter em consideração: respeitar os velhos. Não causar qualquer prejuízo a alguma coisa: respeitar o bem do próximo. Tratar com atenção, poupar: certas crianças nada respeitam. Ter cuidado com; não perturbar: respeitar o trabalho, o sono de alguém. Cumprir, observar: respeitar a lei. Dizer respeito a, concernir.
v. pr. Guardar o decoro que convém à sua situação, à sua dignidade.
v. t. Voltar-se para. Tratar com acatamento ou reverência; honrar. Recear. Ter em conta. Observar. Atender. Aguentar, suportar. 
V. i. Dizer respeito. Tomar certa direcção. Pertencer. 
V. p.Fazer-se respeitado, tornar-se digno de respeito.

Concluo então, de forma respeitosa, dizendo que ninguém dentre nós tem o direito de leiloar seu respeito. Respeito é um DEVER inerente ao ser de bem. Ele simplesmente respeitará quem quer que seja, mesmo seres ANTAgônicos. É respeitando que mostra-se aos outros como devemos proceder e como devem proceder para conosco. Se não for recíproco o tratamento, bem, pelo menos VOCÊ ESTARÁ FAZENDO A SUA PARTE.

Eu disse RES-PEI-TO!!! Ah, deixa pra lá…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s