Sombra x luz; medo x confiança

“Se a sombra é a ausência da luz, o medo é a ausência da confiança. Confiança só se adquire através do conhecimento, começando sempre pelo conhecimento de si mesmo (Momento viajando sem tomar nada estranho).”

Assim postei no facebook, em minha timeline, em um momento de raciocínio em voz alta (ou, neste caso, teclando mesmo).

Após escrevê-lo, não lembro bem ainda motivado por qual pensamento ou acontecimento do dia, reli algumas vezes o que tinha escrito (sim, eu posto e depois vou reler o que fiz), e vi que havia alguma coisa mais profunda no pensamento.

Iniciei com um silogismo básico, mas, depois, concluí o raciocínio com algo positivista, o que expressa uma nova fase na minha vida, afinal, nunca fui lá muito otimista quanto o assunto é projeções e pensamentos futuros. Certamente todos nos depuramos na vida de alguma forma, uns pelo amor, outros pela dor, como diz o ditado. No meu caso, foi pela dor mesmo e o ditado é outro: a dor ensina a gemer. Como dizem, alguns só dando com um gato morto na cabeça até miar para se dar conta… pois bem, o meu gato morto miou…

Dizem que ninguém muda com um estalar de dedos (a menos que seja por hipnose, eu diria), mas, estalos acontecem e passamos a perceber coisas diferentes a partir de um acontecimento (o tal estalo). Alguns precisam quase morrer para começar a dar valor à vida. Outros, perdem um amor para notar que era realmente amor. Já algumas antas, tipo eu, precisam apanhar da vida para aprender a reagir.

Durante uma dessas surras, veio o tal estalo, epifania ou sei lá qual outro termo possam querer dar para o tal acontecimento: a sombra é a ausência da luz…

Não, eu não curto drogas e nem bebo (mais)… eu explico.

Passamos por muitos perrengues na vida, ficamos às escuras, sem reação, sem saber o que fazer ou, completamente cegos em meio aos acontecimentos, sem sequer perceber o que está acontecendo. Simplesmente reagindo. Mas, como dizem, são nesses momentos mais escuros que a mínima luz que seja é percebida. Uma simples fagulha não é páreo para a tal escuridão. Ela pode não ser a solução para iluminar tudo, mas é nela que percebemos que por mais escuro que esteja, essa fagulhinha de nada pode se sobressair.

Piração total, né? Pois eu sigo explicando…

Qualquer fagulha é vista na escuridão, e, se adicionarmos fagulhas e mais fagulhas a ela, a escuridão simplesmente deixa de existir.

Há um ditado espírita, se não me engano, que diz que “A escuridão é simplesmente a ausência da luz”. Claro que luz e escuridão referem-se ao bem e o mal.

Voltando ao silogismo, podemos dizer que a luz afasta a sombra e o mal é a ausência do bem, podemos também dizer que o medo é a ausência da confiança. Aliás, pensando bem, no meu raciocínio acho que quando me referia a escuridão e luz, poderia certamente utilizar medo e confiança da mesma forma.

Só tem medo quem não confia. Não entrarei em dogmas religiosos de confiança em Deus, Alá, aqui ou acolá; mas direi que confiança é algo que acontece quando estamos realmente convencidos e crentes (no sentido de crer mesmo) da situação/fato/informação/etc… resumindo, só haverá confiança quando tivermos encorpado e absorvido totalmente aquilo.

E, para tal, para se ter esse tipo de confiança, só há um caminho: o conhecimento!

Conhecimento gera saber e quem sabe confia. Confia em si.

Este jogo de lógica todo aí acima é nada mais, nada menos do que dizer que quem está buscando conhecimento, pode estar às escuras por um tempo, mas, de fagulhas em fagulhas, iluminar-se-á (vixe!). E, dizem, quem atinge graus iluminados, não tem o que temer (se um dia eu chegar perto, conto a vocês como é. Talvez não nessa vida, claro).

Pronto, uma luz! Agora é só achar o interruptor e… AI, MEU DEDINHO!!! MESA $%##@!!!!

Deixe um comentário

