Salvem os animais!

Acho muito legal que todos nos preocupemos com nossos animais. A fauna é parte fundamental no nosso planeta, e todo bom ecologista deve militar não só pela sobrevivência das espécies como também pelo seu bem estar. E, para tal, temos militantes bastante enfáticos com isso.

A onda vegana, o PETA, só para citar movimentos mais fortes, são ativos o bastante para encarar celebridades, governos e povoar a mídia com protestos diversos. Quem aqui não viu ainda pelo facebook ou coisa que o valha, fotos de animais maltratados, estropiados ou mortos. Desagradável, não? Há quem diga que o choque é necessário para abrir mentes. Incomodar a pessoa pode ser o início de um “despertar” de consciências. E por que não?

Não comer carne, para os vegans (antigos vegetarianos, mas o nome não deu ibope) é a maneira de salvar os animais, embora, talvez boa parte deles utilize couro em suas vestimentas ou calçados… o que poderia deixar os militantes do PETA P’s da cara e, provavelmente mandar aquela mulherada protestar pelada, o que, também, não é nada mal.

Mas eu entendo a linha de raciocínio do pessoal. Eles não são apenas contra a matança de animais, eles protestam, sobretudo, contra o sofrimento destes. O que é justo, justíssimo!

Certamente algumas coisas são ridículas, como touradas, rodeios e “esportes” que se divertem às custas do sofrimento. Já, ao meu ver, alimentar-se de animais, embora ainda seja primitivo, justifica-se. E eu, como (quase) todo bom gaúcho, não dispenso um churrasco, portanto, não serei hipócrita de querer aqui pagar de politicamente correto (o que dificilmente me verão fazer).

Mas, voltando ao assunto do sofrimento animal, não posso deixar de entrar em um ponto, diria eu, interessante: NÓS SOMOS ANIMAIS!

Há quem diga que somos animais racionais, embora, muitos de nós desmintam esta afirmação a todo instante. Já, Aristóteles dizia que somos animais políticos, baseado no fato de vivermos em sociedade, nos unirmos em grupos, agirmos de acordo com a moral (ou a falta de), etc e tals; desta forma, seria interessante que os paladinos da fauna lembrassem que fazemos também parte do grupo cujo qual defendem (falando da parte de sofrimento animal). Podemos aí nessa mesma lógica, incluir os grupos minoritários (que já são maioria) que a todo instante reivindicam direitos às suas causas, que, todos eles pertencem a um grupo maior do que suas minorias, então, desta forma, bastaria apenas que todos lutassem pelos direitos humanos.

Ok, eu tenho tendência a desviar o foco do assunto principal, voltemos aos animais. Os outros.

Se somos animais também, e tantos grupos preocupam-se com o sofrimento, seria imperioso que cessássemos o sofrimento como um todo, não se atendo apenas à particularidades. Trabalho escravo, bullying, agressões de todas as matizes, xingamentos, má educação… isso tudo causa sofrimento.

Dirão que eu estou relativizando e matar focas a pauladas para fazer casacos não é a mesma coisa que mandar um blogueiro metido a espertinho para a #$@#%#$@. E não é mesmo a mesma coisa, mas a lógica é a mesmíssima. Ambos causam sofrimento. Combatam o sofrimento apenas.

Sofrimento é a mesma coisa que a morte? Há quem diga que algumas mortes abreviam o sofrimento. Há quem defenda a eutanásia baseado nessa premissa.

Entendamos que a escala evolutiva pode nos levar, quem sabe, a uma época em que comer carne torne-se desnecessário. Eu acredito que este dia virá, talvez não no meu turno, mas, quem sabe? Mas, como ainda galgamos degraus como sociedade civilizada, é normal que a conscientização que fazem estes grupos, de forma pontual, possa ser despertada para um âmbito mais macro, chegando ao ponto de simplesmente ensinar aos demais o quanto causar sofrimento, mesmo a um ser dito irracional, é desprezível. É uma premissa semelhante ao problema do racismo, pois à medida que uma sociedade avança, se dá conta de que segregar quaisquer tipos de pessoas é um ato irracional. Costumo dizer que racismo não é crime, é estupidez mesmo.

SALVEM OS ANIMAIS! AMEM OS ANIMAIS, inclusive os seus semelhantes…

Totó, diga “aaaau”

Sempre simpatizei com os protestos do PETA…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s