O melhor vendedor do mundo: O medo…

Pesquisas e mais pesquisas tentam entender o comportamento do consumidor, tentar entender suas necessidades e desejos, onde a pirâmide de Maslow é o benchmark mais usado até hoje.

Mas, como vivemos em uma sociedade que (por enquanto, espero) não diz abertamente o que pensa, vou tentar aqui expressar um itenzinho que ninguém leva em consideração, mas faz toda a diferença… O MEDO.

O medo vende… e vende muito! Aliás, se há um elemento que detona toda a concorrência, este item é o medo. Economistas não levam em conta, administradores não ousam tocar neste detalhe e nenhuma analista tenta incluí-lo como premissa. Mas eu vou (mesmo sendo administrador).

Fatores influenciam – e muito – em uma compra. Ok, ok, isso foi redundante. Vou exemplificar.

Quanto você pagaria agora por um copo d’água? Agorinha mesmo, aí, sentado na frente do seu micro, tendo uma geladeira ao lado? Nada? Nem eu… mas, e se você estivesse no deserto morrendo de sede? Tudo o que você tivesse posse seria inútil se fosse morrer de sede em seguida… ok. Mas, no primeiro caso, você em casa e com uma geladeira ou um filtro ligado à torneira, recebesse uma ligação de um vendedor de água… (não necessariamente uma ligação, imagine a situação que preferir) o cara viesse te oferecer água e, isentando detalhes de qualidade e pureza x água da torneira com a dúvida de purificação da sua companhia do governo, o cara, simplesmente, te dissesse que estamos em uma situação em que a água disponível seria envenenada, faltaria nas torneiras em breve e que, quem tivesse água estocada em casa sobreviveria ao caos que se tornariam as ruas? Você compraria?

Digamos que a lógica é extensiva a outras situações. Você aí que exige mais educação, mais postos de saúde, mais saneamento básico, comida, etc, etc, etc… e se o seu governo dissesse que estamos prestes a sermos invadidos por uma civilização alienígena e todos nossos recursos deveriam ser destinados para montar linhas de defesa? Você aceitaria abrir mão de suas necessidades básicas?

Ok, dramático demais… situações extremas em que talvez (ou não) nunca aconteçam. Voltemos ao cotidiano…

Sua tomada de casa está dando curto circuito e, de uma hora para outra, fritou o cabo do seu secador de cabelos preferido. Seu cabelo está uma cachopa de marimbondos e o desespero bate. Você chama um eletricistas às pressas e, o que aparentemente parecia ser uma troca de tomada, vira uma ameaça:

– Olha moça, essa fiação é fina demais. Qualquer coisa que for ligada aqui pode derreter os fios, e, com essa estrutura antiga do seu prédio, pode colocar fogo em todos os apartamentos…

– Mas como? Moro aqui há anos e nunca tive problema com fiação…

– Então a senhora deve agradecer a Deus por estar viva até hoje… tá vendo esse fio aqui? Pois então, a espessura AWG não é compatível com as normas do Inmetro, essa fábrica nem existe mais, fora que, está tudo ressecado. Deus me livre, mas a senhora nasceu de novo…

– Puxa, e eu achando que era curto na flecha do secador…

– Minha senhora, a vida é sua, se a senhora preferir eu troco só a tomada, mas, a senhora assina para mim um termo de isenção, para quando der o incêndio eu não ser responsabilizado de não ter alertado a senhora. A senhora tem crianças?

– Sim, 3 filhos…

– Bem, então eu como um bom cidadão, terei que registrar em cartório que a alertei sobre os perigos, fora que como cristão, não posso deixar colocar esses anjinhos em risco e dormir tranquilo, dona. Eu tenho consciência…

– Não sabia que a situação era tão perigosa, por favor, arrume isso o quanto antes! Quanto isso vai me custar?

– Nada, senhora… nada se comparado à sua vida e a da sua família…

Prontinho dona, agora sim a senhora pode dormir tranquila. Na garantia…

Anúncios

2 pensamentos sobre “O melhor vendedor do mundo: O medo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s